E viveram feli... Livro dá sequência à obra de Jane Austen e será adaptado para TV

15:34

Cena do filme Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice, 2005)

A obra de maior sucesso de Jane Austen é referência para o livro "Death Comes To Pemberley" (Morte em Pemberley), de P.D. James. Este, por sua vez, ganhará adaptação para a TV até o fim deste ano, somando mais uma releitura às muitas já feitas sobre a produção de Austen, composta por seis títulos: "Razão e Sensibilidade", "Orgulho e Preconceito", "Mansfield Park", "Emma", "A Abadia de Northanger" e "Persuasão" - os dois últimos lançados após a morte de autora.

Capa da versão em português
Imagem: Divulgação

A recente adaptação televisiva vem de "Orgulho e Preconceito", cuja história compõe o universo de "Death Comes To Pemberley", e trata-se de uma minissérie homônima da obra de James. Ao todo serão apenas três episódios exibidos pelo canal britânico BBC One. Apesar de anunciada em março de 2012, aprovada em fevereiro, elenco confirmado e gravações iniciadas, a minissérie não divulgou ainda a data de lançamento.


O livro "Death Comes To Pemberley" foi publicado em 2011 e assume o papel de continuação da obra de Austen após seis anos da união dos protagonistas. Elizabeth e Mr. Darcy vivem com seus dois filhos em Pemberley, onde será realizado um baile. Às vésperas do evento vem à tona a notícia do assassinato de George Wickham, marido de uma das irmãs de Elizabeth, dando início a uma investigação envolvendo o casal protagonista e demais personagens, que surgem inclusive de outros romances de Jane Austen, como Anne, de "Persuasão", e Emma, de "Emma". Diferentemente de sua artista inspiradora, P. D. James é conhecida pelo gênero policial e suspense.


O Mr. Darcy eternizado em 1995 por Colin Firth e em 2005 por Matthew MacFadyen, será interpretado em 2013 por Matthew Ryhs (The Americans, Brothers & Sisters), enquanto Anna Maxwell Martin (Doctor Who) fará Elizabeth, já vivida por Jennifer Ehle (1995) e Keira Knightley (2005). Estão na minissérie também Rebecca Front, James Fleet, Penelope Keith, Joanna Scanlan, Eleanor Tomlinson, James Norton, Tom Ward e Trevor Eve.


Elizabeth e Sr. Darcy acima (1995) e abaixo (2005)
Imagens: Divulgação

Anna Maxwell Martin e Matthew Ryhs
Imagens: Divulgação

Queridinha das adaptações, as narrativas de Jane Austen já inspiraram filmes, minisséries, livros e até mangá. Orgulho e Preconceito lidera essa lista. Para as telas são três filmes para a TV, três minisséries e dois filmes. No gênero literário, além da publicação já mencionada de P. D. James, constam “Orgulho e Preconceito e Zumbis” e o mangá “Kouman to Henken”, sem tradução para português. Há ainda o musical "Noiva e Preconceito" numa versão Bollywood.


Capas da versão zumbi e oriental de "Orgulho e Preconceito"
Imagens: Divulgação

Também poderá gostar

0 comentários

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.