[Resenha]: Como eu era antes de você (Jojo Moyes)

11:21

Título: Como eu era antes de você

Autora: Jojo Moyes

Edição: 1a

Editora: Intrínseca

Páginas: 320

Nota: 5 de 5

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.



Comentários

“Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria. Que todos nós éramos parte de um grande ciclo, algum tipo de arranjo cuja finalidade só Deus poderia entender”

Página 98



E mais uma vez a obra de Jojo Moyes foi uma supressa boa. Quem acompanha o blog sabe que no final do ano passado li ‘A última carta de amor’ (confira a resenha) e fiquei encantada com o modo com que a escritora compõe os personagens e o com o realismo da narrativa construída. Posso dizer que a experiência com ‘Como eu era antes de você’ foi ainda melhor – se é que isso era possível. O fato é que a autora me cativou com uma narrativa sensível, profunda e corajosa.

No prólogo, que está ambientado no ano de 2007, conhecemos Will Traynor. Executivo bem sucedido, ativo e cheio de vida que adorava viajar e praticar esportes radicais. A partir da apresentação de Will, vamos para ano de 2009, durante o qual se desenvolve a narrativa, e acompanhamos os desafios do personagem na tentativa de se adaptar à nova vida após um acidente de moto que o deixou tetraplégico.

Concomitantemente somos apresentados a Louisa Clark. Lou sempre trabalhou no mesmo café e namorava há muitos anos com Patrick. Sem muitas ambições, vê sua rotina virar de cabeça para baixo com o fechamento do café e ao ter de procurar outra ocupação, já que não possuía muitas qualificações. Depois de muitos empregos temporários sem sucesso, Clark vai trabalhar como cuidadora de Will.

E é a partir do encontro dos dois personagens tão diferentes que o primor da narrativa construída por Moyes se faz presente. Os capítulos que se seguem mostram o relacionamento entre a cuidadora, Clark, e seu paciente, Will, de gênio difícil e mal humorado. A autora também faz um paralelo com as dificuldades enfrentadas pelo deficientes e como ainda hoje esse assunto não é socialmente visto com naturalidade.

Com a convivência diária, mesmo que motivada por relações de trabalho, Lou e Will vão criando uma amizade despretensiosa e inusitada que aos poucos evolui para um sentimento mais profundo. Todo esse momento de construção, por vezes desastrosa, de uma companheirismo estre os dois é muito cômico e me rendeu boas risadas. O sentimento desenvolvido pelos dois não é algo que surge do nada, mas sim um envolvimento ancorado nas sutilezas do dia a dia. Algo que se faz perceber na forma de falar ou mesmo no fato de reparar alguns detalhes.

A partir do contato com o diferente os personagens mudam. Tanto Louisa quanto Will tem coisas para ensinar e expandem suas visões de mundo por meio da convivência. No entanto, achei muito interessante o fato da autora não alterar a natureza dos dois. Eles mudam alguns aspectos, mas suas essências prevalecem.

O livro é narrado por Clark, mas alguns capítulos apresentam outros narradores como: Camilla (mãe de Will) e Nathan – enfermeiro de Will. Essa dinâmica foi mais um ponto positivo do livro, já que essas narrações foram inseridas em momentos em que uma visão de fora se fazia necessária. Por fim devo dizer que a história me emocionou e olha que não é fácil um livro me fazer chorar. Acredito que a própria proposta da narrativa, carregada daquilo que nos faz humanos, permite que a gente crie uma relação de proximidade com as personagens. 

“Contei a história de duas pessoas. Duas pessoas que não deveriam se encontrar e que não gostavam muito um do outro quando se conheceram, mas que descobriram que eram as duas únicas pessoas no mundo que podiam se entender... Desenhei para ele um mundo... um mundo onde ele ainda era, de alguma modo, a pessoa que queria ser.”

Página 311



Érika Rodrigues

Também poderá gostar

6 comentários

  1. Érika, um detalhe que gostaria de comentar... acho engraçado as capas dos livros da Jojo não dizem muito sobre a trama. Enfim, essa é a primeira resenha que leio sobre ''Como Eu Era Antes de Você'', de fato, e estou ainda mais ansiosa pela leitura. Imagino duas personalidades distintas, mas com problemas totalmente diferentes, que acabam se cruzando graças as reviravoltas da vida... estou curiosa para saber como isso irá se desenrolar,e, principalmente, para saber em quê se encontra a emoção do desfecho. Já comecei a imaginar várias coisas por aqui...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Érika adorei a resenha e me ajudou muitoo a querer ler ainda mais,a algum tempo ouvi comentários que este livro era maravilhoso e fazia até os corações gelados chorar rs.. Com sua resenha agora tenho certeza que preciso desse livro *--*

    Parabéns pelo blog ta lindo
    BJinhos

    http://www.prosalivropoesia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Érika, esse livro é incrível mesmo, acabei de ler e para fazer a resenha dele foi algo bem dramático, pois queria dizer tanta coisa sobre ele mas achei difícil escolher as palavras certas!

    Parabéns pelo Blog, amei ♥

    Beijos
    Dani Cruz

    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei sua resenha, e depois dela, tô mais ansiosa ainda pra ler esse livro!
    Bem, passei aqui pra conhecer seu blog e gostei tanto que te indiquei pra uma tag, hehe
    Caso responda, depois me deixa o link da postagem, ok? ;)
    http://boombacereja.blogspot.com.br/2014/01/tag-selo-versatile-blogger-award.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu já queria ler, agora fiquei desesperada para comprar esse livro!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ahh como eu quero este livro rsrs o título é algo que combina totalmente com algo do meu passado *-* Parabéns pela resenha e sucesso!

    Beijos

    http://cantinhodatitania.blogspot.com/

    ResponderExcluir

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.