[Especial de Halloween]: Top 5 - Livros de terror/horror/suspense

23:26



Olá, leitores!

Em comemoração ao Halloween, o Relicário está participando do especial sobre o tema promovido pelos blogs Guilda dos Leitores, Pausa para um livro e Editora Darkside. O projeto prevê cinco postagens com abordagens sobre o terror/horror na literatura e no cinema. 

Para dar início apresentamos um top 5 dos livros de suspense/terror/horror para inspirar quem quer se aventurar no gênero ou quem já curte e está procurando novos títulos. 

1- Rei de Amarelo - Robert W. Chambers

O Rei de Amarelo' é uma coletânea de contos de terror fantástico publicada originalmente em 1895 e considerada um marco do gênero. Influenciou diversas gerações de escritores, de H. P. Lovecraft a Neil Gaiman, Stephen King e, mais recentemente, o escritor, produtor e roteirista Nic Pizzolatto, criador da série investigativa True Detective cujo mistério central faz referência ao obscuro Rei de Amarelo. O título da coletânea faz alusão a um livro dentro do livro - mais precisamente, a uma peça teatral fictícia - e a seu personagem central, uma figura sobrenatural cuja existência extrapola as páginas. A peça 'O Rei de Amarelo' é mencionada em quatro dos contos, mas pouco se conhece de seu conteúdo. É certo apenas que o texto, em dois atos, leva o leitor à loucura, condenando sua alma à perdição. Um risco a que alguns aceitam se submeter, dado o caráter único da obra, um misto irresistível de beleza e decadência. Esta edição reúne, além dos contos do Rei, seis outros que alternam entre o sobrenatural e a realidade, em épocas e geografias diferentes. A introdução e as notas do jornalista e escritor Carlos Orsi, ajudarão novos leitores a mergulhar na bem construída mitologia do autor.


2 – O Cemitério - Stephen King

Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma casa boa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, conhece um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis se diverte com as histórias fantasmagóricas do velho vizinho Crandall. Só aos poucos começa a perceber que o poder de sua ciência tem limites. Prepare-se para páginas de puro pavor. Em uma de suas mais terríveis histórias, Stephen King mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada.


3- Horror em Amityville - Jay Anson

Em 13 de novembro de 1974 a polícia do condado de Sufolk recebeu uma chamada telefônica que a levou ao endereço 112 Ocean Avenue, Amityville, Long Island. Dentro da casa a polícia encontrou um crime brutal: o assassinato de uma família inteira enquanto dormia. Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. admitiu que usou um rifle para matar os pais e seus 4 irmãos, alegando ter ouvido vozes que vinham de dentro da casa e que o influenciaram a cometer os crimes. Um ano depois George e Kathy se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta na casa.



4- O Exorcista - William Peter Blatty

O mal toma várias formas e a literatura e o cinema parecem se desafiar a criar inúmeras personificações desse mal. Seja com monstros, formas deformadas de nós mesmos, ou demônios, a indústria do entretenimento sempre foi bem-sucedida em representar a essência do nosso lado mais reprovável. O exorcista, no entanto, conseguiu ultrapassar esse limite. Inspirado em uma matéria sobre o exorcismo de um garoto de 14 anos, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz e mãe que está filmando em Georgetown e sofre com as inesperadas mudanças de comportamento de sua filha de 11 anos, Regan. Quando a ciência não consegue descobrir o que há de errado com a menina e uma nova personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja no que parece ser um raro caso de possessão demoníaca. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan, enquanto tenta restabelecer sua fé, abalada desde a morte de sua mãe. Em O exorcista, Blatty conseguiu dar ao demônio a sua face mais revoltante: a corrupção da alma de uma criança. A jovem Regan é, ao mesmo tempo, o mal e sua vítima. Ela recebe a pena e a revolta dos leitores e espectadores em doses equivalentes e, mesmo quarenta anos depois, seu sofrimento e o abismo entre o que ela era e o que se torna continuam nos atormentando a cada página, a cada cena. Até, enfim, descobrirmos que não se trata apenas de uma simples história sobre o bem contra o mal, ou sobre Deus contra o demônio, mas sobre a renovação da fé. 


5 - A estrada da noite - Joe Hill

Uma lenda do rock pesado, o cinqüentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta.
"Vou ´vender´ o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..."
Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um.
Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora.
O espírito parece estar em todos os lugares, à espreita, balançando na mão cadavérica uma lâmina reluzente - verdadeira sentença de morte. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude.
Numa corrida desesperada para salvar sua vida, Jude faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica. Durante a perseguição implacável do fantasma, o astro do rock é obrigado a enfrentar seu passado em busca de uma saída para o futuro. As verdadeiras motivações de vivos e mortos vão se revelando pouco a pouco em A estrada da noite - e nada é exatamente o que parece.
Ancorando o sobrenatural na realidade psicológica de personagens complexos e verossímeis, Joe Hill consegue um feito raro: em seu romance de estréia, já é considerado um novo mestre do suspense e do terror.

O que achou das indicações? 
Érika Rodrigues

Também poderá gostar

8 comentários

  1. Já tinha ouvido falar nos autores Joe Hill e Stephen King mas não conhecia nenhum desses livros, adorei a iniciativa da editora!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  2. Oi Érika,
    Adorei a ideia do projeto, adoro o gênero.
    Mas assisto mais que leio...
    Quero ler 'O Cemitério', e 'O Exorcista'

    tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Ai que medo, se eu te contar que tenho 23 anos e morro de medo de filmes e livros de terror você acredita? Sou louca para assistir a série AHS, mas e a coragem? Adorei esse projeto, e suas dicas sempre são muito boas que eu sei! Se eu criar coragem vou escolher um desse top 5.

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  4. Menina do céu hahaha
    quantas indicações de terror e acredita que nao li NENHUM? Tenho vontade de ler mais tipo Stephenm e anotei a dica do cemiterio so conhecia Carrie, Misery e O Nevoeiro :o
    A estrada da noite é do filho dele né?

    verdade Erika ahahaha espero que leia Rachel é bem bacana hehehe
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei do top de Halloween Erika. Dos livros que você citou, já li O Cemitério, que foi o responsável pelo meu amor pela leitura e A Estrada da Noite. Já assisti também aos filmes de Horror em Amityville e O Exorcista. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Érika!

    Também estamos comemorando no blog o mês do Halloween com postagens de terror e suspense. Devo confessar para você que essa é uma área quase desconhecida pra mim porque sempre fui mais para o ramo da fantasia e do romance...

    Eu quase morri só de assistir O Exorcista, imagina ler o livro?! Vou ter pesadelos noites seguidas! HAHAHAHA
    Sempre tenho pesadelos com histórias de terror! Já fui perseguida por assassinos e zumbis... Hahahahaha

    Mas a adrenalina é sempre ótima, né? Como se estivesse em uma montanha-russa.
    Espero conseguir ler suas indicações qualquer dia!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Linda
    Tudo bem?
    Não vou mentir, pois odeio Filmes de Terror, mas se tratando de livros meu bem!
    adoro! Já tentei ler O Rei de Amarelo e fiquei muito perdida, não sei se pelo fato do livro ser antigo a escrita ser um pouco rustica,e já li e recomendo com certeza a Estrada da Noite Joe Hill Araza <3 esta na lista dos meus favoritos!
    parabéns pelo post Flor
    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu me prometi que ia começar a ler histórias desse tipo, mas cadê coragem? Se eu leio um drama e fico noites sem dormir pensando na morte da bezerra, imagina esses livros? hahahah...
    Luci
    Ponto de Exclamação

    ResponderExcluir

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.