[Resenha]: O Diário de Suzana para Nicolas (James Petterson)

20:11

Título: O Diário de Suzana para Nicolas | Autor: James Peterson | Editora: Arqueiro Edição: 1| Páginas: 241 | Nota: 3 de 5

Sinopse:  Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

*Livro cedido pela editora para resenha


Comentários

O Diário de Suzana para Nicolas foi o primeiro livro de James Petterson que realmente tive vontade de ler, mesmo sem saber exatamente sobre o que a história tratava. O romance, contado sob dois pontos de vista, leva o leitor a uma narrativa permeada de amor, evolução, esperança e sobre a importância de começar de novo.

Katie, uma jovem editora que mora Nova York, está tentando entender os motivos de ter sido abandonada por Matt, seu ex-namorado, quando tudo parecia correr bem no relacionamento entre os dois. Matt além de não fornecer razões para o termino também some completamente da vida de Katie.

No entanto, como tentativa de explicar seu comportamento, ele deixa um diário para Katie com a promessa de que ali estariam todas as respostas para suas atitudes. O diário foi escrito por Suzana, uma médica que muda radicalmente sua vida após sofrer um enfarto. Suzana decide escrever para Nicolas – seu filho com Matt – sobre sua mudança de vida, como conheceu Matt e como a vida dos dois se desenvolveu após o nascimento do filho.

O livro se desenvolve alternando a narração de Katie – feita em terceira pessoa – e a leitura do diário – narrado em primeira pessoa. Confesso que me envolvi mais com os dilemas e as curiosidades de Katie e consegui entender perfeitamente seus sentimentos ao ler sobre a vida perfeita que Matt levava com outra mulher e que ela não tinha a mínima ideia. A parte do diário foi para mim um pouco cansativa, primeiramente por ser narrada em primeira pessoa e depois por apresentar um história de vida tão certinha que chegou a ser piegas.

Acredito que a opção do autor em mostrar o conteúdo integral do diário não deu chance para maiores envolvimentos com os personagens, já que a maior parte do livro é contada pela ótica da vida perfeita de Suzana. Tal fato também não permitiu fornecer mais detalhes sobre a personagem de Katie.

Por fim, confesso que esperava bem mais dessa narrativa. Achei que a ligação entre as personagens seria algo mais complexo, o que daria maior densidade a trama. O Diário de Suzana para Nicolas é um bom romance com passagens tocantes, mas tinha potencial para ser um excelente livro.

Érika Rodrigues

Também poderá gostar

4 comentários

  1. Olá,
    Todos falam absurdamente bem desse livro e eu também esperava mais. Quando li me senti uma E.T. por não ter caído de amores pela história, mas confesso que achado o livro fraco, nem mesmo me conectei com os personagens.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Saudações Lady Érika,
    Comecei a ler a resenha esperando algo mais. Devo ter sentido algo semelhante a vós quando leu. Esperava mais do livro, já que tantas pessoas já o recomendaram.
    Prefiro a vossa opinião, que não deixa margens para ilusões.

    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛

    The Queens Castle

    Um Amor, Um Café & Nova York 1 e 2

    ResponderExcluir
  3. Oi, Érika!
    Tudo bem?

    Esse livro não me chamou muito a atenção. Mas parece ter uma história interessante.
    Minhas amigas que leram tiveram a mesma opinião que você e acabaram um pouco decepcionadas.
    Mas acredito que tudo é uma questão de expectativas, né?

    Bjs!

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li este livro, mas vou acrescentar na minha lista

    ResponderExcluir

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.