Surpresas literárias em 2015

15:33


O ano está terminando e a gente já entra em clima de retrospectiva. Pensa no que fez ou deixou de fazer, onde acertou e onde errou, e promete ajustar tudo nos 365 dias prometidos pelo ano que está chegando. O fim do meu ano literário também está sendo exatamente assim.

Não sei se isso é possível, mas assim como o meu ano pessoal, o meu ano literário não teve grandes momentos. Fazendo um balanço dos poucos livros que li esse ano, percebo que nenhuma história me marcou de fato. No entanto, nesse marasmo literário que foi 2015, eu fui surpreendida duas vezes por narrativas lindas que me fizeram pensar sobre a história apresentada e sobre como aquelas histórias se enquadram na minha vida. E pensando bem, talvez essa seja a característica primordial de um bom livro.

As minhas surpresas literárias desse ano ficaram por conta de As Pontes de Madison e Primavera Eterna. Dois livros curtinhos e que apesar de possuírem histórias bem diferentes se encontram ao tratar do peso das nossas escolhas no curso da nossa vida. As duas narrativas se cruzam ainda ao apresentar aspectos reais da vida cotidiana, tudo nas duas histórias é possível de acontecer e isso faz com que o leitor se identifique e se aproxime dos personagens.

O dois livros foram resenhados aqui no blog e se você se interessou e quer saber mais sobre essas histórias é só conferir os comentários mais detalhados sobre cada um dos livros (As Pontes de MadisonPrimavera Eterna).

Qual livro te surpreendeu esse ano?
Beijos!

Érika Rodrigues

Também poderá gostar

6 comentários

  1. Oi Érika, tudo bem? Primeira vez te visitando!
    Gostei muito do post e vou ler as suas resenhas. Fiquei curiosa pra saber porque esses livros te marcaram. :) Espero que venham ótimas leituras no ano que vem!
    Feliz Ano Novo!

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Nossa! Foram vários, mas destaco Beleza Perdida, Por Lugares Incríveis, Uma Chama Entre as Cinzas e O Sol É Para Todos. As Pontes de Madison conheço só o filme, vou tentar ler o livro em 2016.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Gostei das suas surpresas literárias Erika. Estou ansiosa para ler As Pontes de Madison! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Um livro que me realizou no meio literário esse ano foi "Extraordinário". Quando bati o olho nele foi amor à primeira vista e fiquei um bom tempo apenas no desejo. Quando comprei e li, me apaixonei e se tornou um dos meus preferidos de toda a vida. *_*

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li As Pontes de Madison, mas sempre tive muita curiosidade. É clássico muito bem conceituado.

    Mas meu nível de leitura caiu bastante essa ano também porque tinha tanta coisa para fazer que fiquei sem tempo para ler ou então cansada demais a ponto de dormir antes de pegar o livro! Hahahahaha
    Em geral, reli a trilogia maravilhosa de O Senhor dos Anéis e Stardust - O Mistério da Estrela. Mas de leitura nova, me apaixonei pelas continuações de Outlander (A Libélula no Âmbar e O Resgate no Mar), além de Toda Luz Que Não Podemos Ver, Entrevista com o Vampiro, Mago Aprendiz e Os Bons Segredos.

    Acho que tive um ano razoável. Hahahaha
    Mas espero que 2016 seja melhor para todas nós! :)

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mais duas super indicações para eu guardar aqui, porque como frequentadora do seu blog sei que se você gostou o livro realmente vale muito a pena! Esse ano não tive muitas leituras, mas as que tive foram boas, e dois livros posso destacar aqui: "Os 13 porquês" e "Amor e Redenção" são leituras totalmente diferentes, mas ambas me tocaram, eu super recomendo, valeu cada página!
    Lá no blog fizemos um balanço de nossas leituras de 2015, confere lá!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.