Arqueiro

Garimpo Literário #2

01:29

tumblr


Olá leitores!!

Esta é a segunda edição do nosso Garimpo Literário. Desta vez, apresento três lançamentos que estou particularmente muito interessada em ler. Espero que gostem das minhas escolhas



Um Mais Um – Jojo Moyes

Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.

Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.



Para Sir Phillip, Com Amor - Julia Quinn

Eloise Bridgerton é uma jovem simpática e extrovertida, cuja forma preferida de comunicação sempre foram as cartas, nas quais sua personalidade se torna ainda mais cativante. Quando uma prima distante morre, ela decide escrever para o viúvo e oferecer as condolências. 

Ao ser surpreendido por um gesto tão amável vindo de uma desconhecida, Sir Phillip resolve retribuir a atenção e responder. Assim, os dois começam uma instigante troca de correspondências. Ele logo descobre que Eloise, além de uma solteirona que nunca encontrou o par perfeito, é uma confidente de rara inteligência. E ela fica sabendo que Sir Phillip é um cavalheiro honrado que quer encontrar uma esposa para ajudá-lo na criação de seus dois filhos órfãos.  Após alguns meses, uma das cartas traz uma proposta peculiar: o que Eloise acharia de passar uma temporada com Sir Phillip para os dois se conhecerem melhor e, caso se deem bem, pensarem em se casar? 

Ela aceita o convite, mas em pouco tempo eles se dão conta de que, ao vivo, não são bem como imaginaram. Ela é voluntariosa e não para de falar, e ele é temperamental e rude, com um comportamento bem diferente dos homens da alta sociedade londrina. Apesar disso, nos raros momentos em que Eloise fecha a boca, Phillip só pensa em beijá-la. E cada vez que ele sorri, o resto do mundo desaparece e ela só quer se jogar em seus braços. 



Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Érika Rodrigues

Book Tuor

[Book tuor]: Cadê você, Bernadette?

14:41



Olá leitores!


Em meio as metas e desafios literários que tomaram conta da blogosfera neste início de ano, a Fran (Universo Literário), o Clóvis (De frente com os livros) e eu nos unimos para tocarmos um projeto de leitura compartilhada na qual preferimos chamar simplesmente – e a priori – de book tour.

A partir de hoje, 22, daremos início a leitura de "Cadê Você Bernadette?", da Maria Semple. A ideia é que no dia 11 de março nossas resenhas sejam publicadas em nossos respectivos blogs. Pretendemos também gravar um vídeo (que deverá ser publicado junto a resenha) com comentários acerca das nossas impressões (de um modo geral) e dos benefícios que há em desenvolver atividades como esta, em parceria com outros blogs.

Torçam por nós! O resultado vocês irão ver por aqui no mês que vem.


Érika Rodrigues 

Intrínseca

[Resenha]: Cinquenta tons de cinza (E.L James)

18:27

Título: Cinquenta Tons de Cinza | Autora: E. L. James | Editora: Intrínseca | Edição: 1 | Páginas: 480 | Nota: 4 de 5

Sinopse:  Cinquenta Tons de Cinza - Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.
Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.


Comentários

“Às vezes, me pergunto se há algo de errado comigo. Talvez eu tenha passado muito tempo na companhia dos meus heróis literários românticos e, consequentemente, tenha ideais e expectativas elevados demais.”


Minha primeira leitura de Cinquenta Tons de Cinza ocorreu em 2012, ano de lançamento de obra, mas como naquela época eu ainda não tinha blog e devido ao burburinho com o lançamento do filme resolvi reler e apresentar minha opinião aqui no Relicário. 

É fato que se trata de uma narrativa polêmica. Polêmica por múltiplos ângulos: conteúdo erótico, apresentação do mundo BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo) e críticas quanto à qualidade literária do livro. De início gostaria de esclarecer que não me enquadro como juíza de nenhuma dessas polêmicas e gostei do primeiro livro da trilogia. 

A história criada por E.L James está centrada na personagem Anastasia, uma jovem inocente que está terminando a faculdade de Literatura Inglesa, e no empresário bem sucedido Christian Grey. Os dois se conhecem quando Ana substitui sua amiga (Kate) em uma entrevista para o jornal da universidade. O encontro é embaraçoso, mas Ana acaba atraindo a atenção de Grey que se esforça para promover outros encontros casuais entre os dois. 

No entanto o que poderia desencadear um relacionamento convencional acaba se transformando em uma experiência completamente diferente para Anastasia. Isso porque Grey não se interessa por namoros e propõe a moça uma relação nos moldes Dominador e Submissa. A proposta deixa Anastasia surpresa e intrigada, já que ao mesmo tempo em que ela tem receio de se envolver dessa maneira também fica extremamente curiosa e atraída pelo novo mundo que Christian lhe apresenta.

A partir daí, temos o desenvolvimento da narrativa e da própria sexualidade de Anastasia. James apresenta de maneira branda como se constitui o mundo BDMS e como cada um dos personagens principais encara o relacionamento e amadurece. A narrativa instiga e causa curiosidade, o que faz com que a leitura seja rápida. Os personagens são apresentados de maneira superficial, talvez em função do livro ser narrado pela própria Ana. Grey é de longe o personagem mais complexo, embora a leitura dos demais livros tenha me decepcionado com as justificativas apresentadas pela autora e o encaminhamento dado a história.

Por ser um livro de estreia, o leitor mais atento consegue verificar alguns problemas na narrativa da E. L. James. A autora é por vezes repetitiva, mas o que mais me incomodou foram as marcações textuais utilizadas para sinalizar o fluxo de consciência de Anastasia. O leitor identifica com certa facilidade quando o personagem está divagando sem necessariamente isso precisar está escrito. Mesmo com esses problemas considero a leitura válida principalmente para quem está procurando iniciar no nicho da literatura erótica. Quanto a polêmica a respeito da qualidade literária da obra, vamos manter em mente que livros são também entretenimento e que nesse quesito a autora cumpre o que se propõe.


Érika Rodrigues

Clássicos

TBR Jar #2

19:09



Olá leitores!

O post de hoje é uma atualização da minha TBR Jar. Para quem não viu a postagem de apresentação (confira aqui), o meu objetivo não é condicionar todas as leituras ao sorteio. A intenção é usar para aqueles momentos que eu não sei ao certo o que irei ler em seguida.

O Primeiro livro sorteado, que representou também a minha primeira leitura de 2015, foi Lola e o Garoto da Casa ao Lado que já tem resenha aqui no blog. Já a próxima leitura será “Porque os Sinos Dobram”, do escritor norte-americano Ernest Hemingway. 



Sobre o livro: 

O livro narra a história de Robert Jordan, um jovem norte-americano das Brigadas Internacionais. Professor de espanhol que se tornou conhecedor do uso de explosivos, Jordan recebe a missão de explodir uma ponte por ocasião de um ataque simultâneo à cidade de Segóvia.

Hemingway usa como referência sua experiência pessoal como participante voluntário da Guerra Civil Espanhola2 ao lado dos republicanos e faz uma análise ácida, com críticas à atuação extremamente violenta das tropas de ambos os lados: a direita auxiliada pelo governo fascista italiano e nazista alemão e a esquerda pelas brigadas internacionais e União Soviética. Critica também a burocratização e o panorama de privilégios rapidamente instaurado no lado da República. Acima de tudo o livro trata, no entanto, da condição humana. 

*Fonte: Wikipédia


Érika Rodrigues

Literatura

[Resenha]: Lola e o Garoto da Casa ao Lado (Stephanie Perkins)

20:58


Título: Lola e o Garoto da Casa ao Lado | Autora: Stephanie Perkins | Editora: Novo Conceito | Edição: 1 | Páginas: 288 | Nota: 4 de 5

Sinopse: A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.





Comentários

"- Existem algumas pessoas na vida que você não pode superar." 
Página 277

A leitura de ‘Lola e o garoto da casa ao lado’ se deu de forma muito despretensiosa. O livro foi o primeiro sorteado da minha TBR Jar e confesso que até então não conhecia detalhes sobre a narrativa nem sobre a autora (não fazia ideia que era a mesma autora de Ana e o Beijo Francês até terminar de ler o livro). No entanto, ter Lola como minha primeira leitura de 2015 foi uma ótima maneira de começar o meu ano literário. 

A narrativa é basicamente toda centrada na figura da personagem principal que também é a narradora. Lola é uma adolescente super criativa e bem descolada. Ela faz o gênero fashion e não se preocupa com as pessoas vão achar das suas roupas customizadas ou das suas perucas de cores gritantes. Ela é filha adotiva de um casal de homossexuais e divide sua vida entre a escola, o trabalho de meio período e o namorado – músico e mais velho – que não é aprovado pela família. O grande projeto da garota, além de garantir que os pais gostem de Max, é o baile de formatura em que Lola pretende ir vestida de Maria Antonieta. 

As situações são apresentadas de maneira corriqueira e aos poucos vamos conhecendo um pouquinho das relações que fazem parte do dia a dia da personagem principal. O grande ponto de virada da história se dá com o retorno da família Bell para a casa vizinha a da Lola. Durante um período na infância Lola e o casal de gêmeos, Cricket e Caliope, da casa ao lado mantiveram uma relação de amizade, mas foram afastados em função da mudança repentina dos Bell. Fica subentendido que a amizade entre Cricket e Lola tinha evoluído para algo mais, ao menos na visão de Lola, mas só ao avançar na leitura é que entendemos o que realmente aconteceu e o que acabou magoando a protagonista.

Após o retorno dos Bell, Lola faz de tudo para evitar se encontrar com os gêmeos (principalmente Criket), mas o acaso acaba sempre unindo o caminho dos dois. Cricket está na faculdade e tem aquele perfil nerd fofo. Eu, particularmente, adorei a forma como a autora construiu esse personagem e como foi nos apresentado de forma bem tranquila. 

No geral ‘Lola e o garoto da casa ao lado’ é uma narrativa leve e descontraída. Uma ótima leitura para quem está procurando um livro para ler nas férias. A narrativa de Perkins tem uma espécie de frescor, os personagens são cativantes e a história é uma graça. Minha única ressalva foi o fato de que em algumas situações a Lola se torna um pouco adolescente demais com todas aquelas crises de rebeldia e isso acabou sendo cansativo. Mesmo assim o livro se tornou um dos meus favoritos do gênero.


Érika Rodrigues


Parceria

[Promoção]: 2 anos De Frente com Livros

11:23



Olá leitores


No dia 03 de Março o blog De Frente com os Livros faz aniversário. Em 2015 serão 2 anos de existência e, para comemorar em grande estilo, chega uma nova promoção para aqueles que sempre estiveram e estão por aqui acompanhando a página. Agradeço desde sempre aos blogs amigos por aceitarem participar dessa causa. Vale a pena visitar o trabalho de cada um deles.

Os leitores podem participar do sorteio de todos os exemplares, será um ganhador para cada prêmio. Participe!

- Para concorrer, é necessário ter um endereço no Brasil.
- Preencher o(s) formulário(s) abaixo corretamente:

1 - O Chamado do Cuco (De Frente com os Livros)


a Rafflecopter giveaway

2 - A Menina que Roubava Livros (Amante por Livros)


a Rafflecopter giveaway

3 - Garota Exemplar (Clouds And Fantasy)


a Rafflecopter giveaway

4- Fangirl (Relicário)


a Rafflecopter giveaway

5 - A Cidade dos Segredos (Tedio Social)


a Rafflecopter giveaway

  6 - A Revolução dos Bichos (Macbloo)


a Rafflecopter giveaway

7 - Dias Perfeitos (Amante Liter�ria


a Rafflecopter giveaway

8 - Sagrada Família (Livro sobre Livro)



a Rafflecopter giveaway

9 - A Bela e a Fera (Clouds And Fantasy)  


a Rafflecopter giveaway

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

- Serão aceitas participações até 02/03/2015.
- O resultado será publicado neste mesmo post e também nas redes sociais.
- O contato será feito via e-mail.
- Se o sorteado não tiver seguido as regras corretamente ou não responder o e-mail dentro de três dias após o contato, um novo sorteio será realizado.
- As despesas de envio são por conta e responsabilidade dos blogs participantes, que tem o prazo de um mês para enviá-los após o resultado do sorteio.
- O blog não se responsabiliza por desvio e/ou extravios ocorridos pelos correios.


Boa Sorte!

Divulgação

[Divulgação]: Lançamentos Editora Única e Editora Gente

20:26


Olá Leitores!
Vamos começar fevereiro apresentando os lançamentos do mês das editoras Única e Gente. Confiram!



Os filhos de Odin - Padraic Colum

Sinopse: Antes de o tempo como nós o conhecemos começar, deuses e deusas viveram na cidade de Asgard, que significa Local dos Deuses. Uma era de mágica, quando seres míticos podiam usar seus poderes e definir os caminhos do futuro, e proteger o mundo. Entre as cruzadas de Odin para encontrar a sabedoria necessária para salvar o mundo, os feitos incríveis de Thor e seu martelo e as travessuras de Loki, o agente do bem e do mal, Padraic Colum reconta as sagas nórdicas revelando o tempo em que a magia, os poderes e as maravilhas fantásticas corriam pelo universo. Em Os filhos de Odin, descubra a origem das histórias de Odin, Thor e Loki, onde Asgard foi construída e o que estava escondido durante o Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses. As histórias que encantam a todos nós nos cinemas possuem um enredo ainda mais fascinante do que você imagina!






Melhor que chocolate - Laura Florand

Sinopse: Que atire a primeira pedra quem não gostaria de ter essas três coisas misturadas em meio a uma aventura inesquecível. Pois é mais fácil do que parece, basta abrir este delicioso (sem exageros) romance de Laura Florand. Cade Corey é uma jovem executiva que cuida do negócio bilionário de chocolate da família, uma empresa popular nos Estados Unidos. Ela sonha em construir uma linha premium de seus produtos, e, como boa conhecedora do seu negócio, sabe que encontrará o chocolate perfeito em Paris. Na verdade, o chocolate perfeito está, mais especificamente, nas mãos igualmente perfeitas de Sylvain Marquis, o melhor chocolatier da cidade. O problema é que Sylvain se recusa a associar sua arte a uma grande empresa que só pensa em destruir sua técnica para reproduzi-la em grande escala. Isso para ele é um insulto, e não uma proposta! Contudo, embora o francês jure que está em paz para tocar a vida, aquela americana teimosa não lhe sai da cabeça. E Cade sente o mesmo: adoraria simplesmente fechar negócio com outro especialista parisiense, entretanto, não consegue esquecer os olhos cortantes de Sylvain e sua personalidade arrogante, porém tão viciante quanto seus doces. Paris está prestes a ficar pequena para o que existe entre eles.



O queridinho do chefe - F. William Smullen

Sinopse: Quantas vezes você se viu empacado esperando pela resposta do seu chefe? Ou estagnado porque parece que ele nunca lhe ouve? Como mudar isso? Encontrar outro emprego? Desistir? Ou aprender a transformar até mesmo a chefia mais difícil num grande aliado e facilitador do seu crescimento profissional? Fala-se muito mal de pessoas que conseguem ser “queridinhas” do chefe, mas o que esses profissionais têm pode levá-los muito mais longe: inteligência emocional, senso de cooperação e os ouvidos abertos de quem importa para suas ideias. William Smullen percorreu todos os níveis hierárquicos militares e seu último cargo público foi como chefe de gabinete do então Secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin L. Powell. Dentre suas responsabilidades ele tinha de assegurar a imagem positiva e o sucesso de todas as empreitadas de Powell. Uma missão que trouxe grandes frutos para Smullen, alavancando sua carreira e tornando-o um dos maiores palestrantes e referência em comunicação empresarial, reconhecido internacionalmente.



Se joga! - Nancy Levin

Sinopse: Você não está feliz com os rumos que sua vida tem tomado e está deixando seus sonhos de lado. Sente-se num beco sem saída. E está errado! Existe uma nova rota. Só precisa fazer uma escolha – e esta é a coisa mais difícil pela qual já teve de passar. Falta coragem? Então este livro vai ajudá-lo. Nancy Levin teve de suportar uma grande dor, e sobreviveu! Sua superação aconteceu por meio do método que agora ela compartilha com você. São dez passos para se jogar em direção ao que sempre desejou, e finalmente realizar o que seu coração tanto lhe pede. Essa é uma jornada de aceitação e verdade para que você consiga visualizarse livre. Ao fazer sua escolha, terá clareza sobre seus limites, as pessoas certas ao seu lado e autodomínio para ir aonde quiser. Quando estiver pronto, saltará. E não estará sozinho! Este livro o acompanhará para que consiga lidar com as consequências da mudança e tenha uma transição suave. Por fim, o grande trunfo: dizer sim. Para você. Para sua vida. Para seus sonhos.



O que acharam dos lançamentos? 

Érika Rodrigues

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.