Por Dentro da Literatura: Vingança pornô

02:48



Este mês, a Editora Arqueiro lançou dois livros sobre um tema bastante comum nos tempos modernos e igualmente polêmico: revenge porn (vingança pornô). Intenso e Profundo, de Robin York, apresentam a história de Caroline Piasecki ao ver sua vida se transformar em um pesadelo quando seu ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, tem que se defender da multidão de pessoas que a julgam. 

A proposta da autora é dar visibilidade a esse tipo de abuso praticado a partir da divulgação de fotografias ou vídeos de conteúdo sexual com o intuito de denigrir e constranger a vítima, que na esmagadora maioria das vezes é uma mulher. 

Em termos gerais, a legislação é extremamente fraca quando se tratam de crimes praticados via internet e geralmente não dá pra mensurar o alcance que o conteúdo compartilhado obteve. No Brasil, alguns avanços foram feitos no sentido de barrar o compartilhamento de conteúdo íntimo sem consentimento como é o caso da Lei 12.737/2012, popularmente conhecida como Lei Carolina Dieckmann. O Projeto que deu origem a "Lei Carolina Dieckmann" foi proposto em referência e diante de situação vivenciada pela atriz, em maio de 2011, quando teve copiadas de seu computador, cerca de 30 fotos em situação íntima, que acabaram divulgadas na Internet.

Mesmo com os avanços, as penas ainda são pouco inibidoras e isso contribui para dar mais confiança a quem pratica esse tipo de crime. Há também pouco debate sobre o assunto nos grupos sociais de interesse, como  mídia, escolas e faculdades.

Comentário da autora:



Saiba mais sobre Profundo e Intenso

O que acharam do tema?
Érika Rodrigues

Também poderá gostar

4 comentários

  1. Olá, Érika!

    Fiquei muito empolgada quando vi esses títulos sendo lançados pela Arqueiro porque acredito que é um tema que deve ser divulgado e debatido pelas sociedades em geral.
    Hoje em dia crimes cibernéticos não recebem as punições que deveriam receber.
    Infelizmente o sistema em geral não sabe como lidar com isso.

    Mas o que acho mais importante é educar os jovens hoje das consequências que certas atitudes podem haver. Por exemplo, divulgar fotos íntimas pode acabar com a vida de uma pessoa. Por que você faria isso?!

    Acho que é algo muito complexo e que ainda levará anos para se ter bons resultados nessa causa. Infelizmente. =/

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já passei por essa capa algumas vezes e não tinha lido a respeito. Achei incrível essa ideia da autora, é sempre bom ver quando os autores trazem um conteúdo diferente ao gênero, fiquei empolgada agora!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  3. Oi Erika,
    Quando vi o lançamento de Profundo e Intenso imaginei que fosse apenas mais um romance. Não tinha ideia que fosse abordar um assunto sério como o revenge porn.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que bacana essa conscientização da autora.
    Mas acaba não sendo algo que me dê realmente vontade de ler.
    (Bacana ter colocado a nota da escritora)
    Beijos

    Blog Okay - http://goo.gl/543XMQ

    ResponderExcluir

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.