Dia Nacional do Livro Infantil

21:10



Nesta segunda-feira, 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data, instituída em 2002, foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato. O autor, que fez parte do Pré-modernismo, contribuiu de maneira ímpar para a literatura infanto-juvenil. A menina do narizinho arrebitado foi a primeira história publicada pelo autor para o público infantil.


Algumas obras do autor: 

1 - Reinações de Narizinho



As histórias deste livro estão cheias de surpresas e emoções. Graças ao pó de pirlimpimpim, a turma do Sítio do Picapau Amarelo passeia pelo reino das fábulas e dos contos de fadas. E recebe a visita do Pequeno Polegar e do Gato de Botas, junto com muitos outros personagens encantados que transformam o Sítio em um cenário repleto de magia.


2- A geografia da Dona Benta


Pedrinho queria viajar por países estrangeiros e pediu que sua avó contasse tudo sobre Geografia. Dona Benta gostou da ideia e deu início a uma história incrível que começa com o surgimento do Universo. Mas Emília logo interrompeu com uma de suas idéias: que tal estudar geografia navegando pelo mundo? Todos à bordo, o navio imaginário irá partir do Sítio do Picapau Amarelo rumo ao desconhecido e você não pode ficar de fora. Este livro traz informações atualizadas e comentadas para você aprender Geografia enquanto se diverte.





3 – Caçadas de Pedrinho



Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventuram numa caçada arriscada, divertida e cheio de surpresas.






4 - Emília no país da gramática


O livro conta a viagem que Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim e, claro, Emília fazem até o País da Gramática. Lá eles aprendem a língua portuguesa de um jeito muito divertido, usando a imaginação e a criatividade. Como? Caminhando pelos bairros da cidade Portugália, brincando de criar palavras, interjeições, orações e conversando com as senhoras Etimologia, Sintaxe, Ortografia e muitas outras, que ensinam a origem e o significado das palavras e como escrevê-las corretamente, formando frases coerentes e coesas. Como o livro foi lançado pela primeira vez em 1934, muitas regras e conceitos gramaticais antigos foram atualizados e comentados para que o leitor de hoje também viaje por esse país.


Érika Rodrigues

Também poderá gostar

1 comentários

  1. Olá, Érika!!
    Tudo bem?

    Tenho uma coleção muito legal (e antiga) das histórias infantis de Monteiro Lobato!
    Ele é um personagem muito importante nesse cenário mesmo.
    Estou desejando reler para lembrar das histórias que já estão esquecidas! Hahaha

    Mas esse foi um ótimo lembrete.

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.