Retrospectiva 2017: Os melhores do ano

22:48


Tumblr

Acho que não deve existir blogueira mais enrolada com as atividades do dia a dia do que eu. O fato é que ao longo de 2017 eu fui descobrindo que cursar um mestrado e viver são coisas quase incompatíveis. E o resultado disso foi que muitas das coisas que eu adoro fazer (como ler e escrever aqui para o Relicário) foram ficando em segundo plano.

2018 é o meu segundo ano de mestrado e isso significa que as coisas ainda devem ficar bem loucas em termos de ter tempo para todo o resto da vida que não cabe no meu currículo Lattes. Mesmo assim, sempre que possível vou passar por aqui e tentar compartilhar resenhas... indicações. 

Apesar do leve atraso, resolvi começar o ano aqui no Relicário destacando as melhores leituras, as melhores séries e os melhores filmes que tive acesso em 2017. Espero que gostem da seleção.

Melhores leituras

💖 O Xará (Jampa Lahari)
    
            Enredo: Gógol Ganguli tem nome russo, sobrenome indiano e um espírito dividido. Filho de imigrantes bengalis que vivem nos Estados Unidos, enfrenta desde criança a crise típica de um tempo de fronteiras instáveis e vidas em trânsito: a de não se reconhecer em nenhuma cultura ou lugar. Em meio a um constante conflito entre diferentes modos de vida - retratados na educação, na relação com os pais, na vida profissional - , Gógol Ganguli vai buscar no embate como próprio nome e nas relações amorosas um espelho no qual possa descobrir quem realmente é. 

💖 A Revoada (Gabriel García Màrquez)

           Enredo: O cadáver de um médico suicida tem seu destino misteriosamente desprezado pelo povoado onde tudo aconteceu, Macondo. O livro, primeiro romance de Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura de 1982, é narrado através de monólogos interiores de três personagens - um velho coronel, sua filha e seu neto, ainda menino.

Melhores séries

💝 This is us


           Enredo: This Is Us acompanha os irmãos Kate, Kevin e Randall, nascidos na mesma data, enquanto suas vidas se entrelaçam. Kate e Kevin são os filhos biológicos de Jack e Rebecca, enquanto Randall foi adotado pelo casal após eles terem perdido o terceiro filho da gravidez de trigêmeos durante o parto. A série apresenta a história da família em épocas diferentes, alternando entre o presente e a infância dos três irmãos.

💖 The handmaide's tale



              Enredo: Em um futuro próximo, as taxas de fertilidade caem em todo o mundo por conta da poluição e de doenças sexualmente transmissíveis. Em meio ao caos, o governo totalitário da República de Gileade, uma teonomia cristã que domina o que um dia foi o território dos Estados Unidos em meio a uma guerra civil ainda em curso. A sociedade é organizada por líderes sedentos por poder ao longo de um regime novo, militarizado, hierárquico e fanático, com novas castas sociais, nas quais as mulheres são brutalmente subjugadas e, por lei, não têm permissão para trabalhar, possuir propriedades, controlar dinheiro ou até mesmo ler. A infertilidade mundial resultou no recrutamento das poucas mulheres fecundas remanescentes em Gileade, chamadas de "servas" (Handmaid), de acordo com uma interpretação extremista dos contos bíblicos. Elas são designadas para as casas da elite governante, onde devem se submeter a estupros ritualizados com seus mestres masculinos para engravidar e ter filhos para aqueles homens e suas respectivas esposas.

💖 Mindhunter



            Enredo: Estados Unidos, 1977. Holden Ford (Jonathan Gross) e Bill Tench (Hold McCallany), dois agentes do FBI, possuem um plano ambicioso em mente: desenvolver a primeira pesquisa nos EUA sobre a mente dos assassinos. Para isso, eles precisam ganhar a confiança dos detentos e superar uma série de desafios.

Melhor filme

💖 Manchester à beira-mar 
    

         Enredo: Lee Chandler (Casey Affleck) é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai (Kyle Chandler) do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.
           


Também poderá gostar

2 comentários

  1. Saudações Lady Érika,

    Imagino que o mestrado seja realmente uma loucura, preciso me preparar para isso hahaha
    Boa sorte no segundo ano de trabalho, dará tudo certo.

    Estou bem triste porque não conheço nada da sua lista. Mas anotei todos que me interessaram!


    Venha visitar o Castelo!

    Att.
    A Rainha ♛ The Queen's Castle
    A rebelde do deserto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana! O mestrado está realmente acabando com a minha vida (kkkk dose de drama).
      Espero que goste das indicações!
      Beijos

      Excluir

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.