Orgulho e Paixão: Romance de época na TV

01:06


Os fãs de Jane Austen têm mais um motivo para se alegrar: dia 20 de março estreou Orgulho e Paixão, uma novela escrita por Marcos Bernstein e com direção artística de Fred Mayrink cujo roteiro é livremente inspirado nas obras da nossa rainha dos romances de época. A trama, que mistura romance, humor e personagens femininas fortes, vai ao ar de segunda a sábado, na faixa das 18h, na rede Globo.


A adaptação é ambientada no início do século XX, no fictício Vale do Café, interior de São Paulo, onde a base da sociedade era patriarcal e dividida por “castas”. Bem como em Orgulho e Preconceito, a adaptação tem como um dos seus centros a família Benedito – em especial as cinco irmãs – com destaque para Elisabeta (protagonista), uma mulher à frente do seu tempo que tem pensamentos igualitários e deseja trabalhar e conhecer o mundo. No entanto, Elisa vive uma série de conflitos internos depois de conhecer Darcy, um homem de caráter e sisudo, por quem ela acaba se apaixonando.



Assisti as duas primeiras semanas da novela e confesso que me surpreendi positivamente com a adaptação que apesar de explorar bastante a veia cômica, apresenta também questionamentos interessantes sobre o papel das mulheres nesses sociedades. Apesar de achar que alguns personagens ficaram um pouco caricatos, a novela é certamente um prato cheio para quem – assim como eu – adora um romance de época.


Também poderá gostar

10 comentários

  1. Oi Eriká! Fiquei apaixonada com o tema da novela quando vi a propaganda. To completamente frustrada porque chego em casa quando já acabou. Hahaha. Mas sempre que dá assisto um pouco no Globo Play.
    Estou ficando cada dia mais apaixonada aqui!
    Feliz Páscoa!
    www.paraisopessoal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena! Eu também fico azeda por nem sempre estar em casa no horário... E olha que não tenho hábito de acompanhar novela kkkk
      Ainda bem que temos esse recurso online ^^
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Erika! Eu acho interessante terem criado essa novela. Assim as pessoas podem conhecer um pouco mais de Jane Austen. Mas confesso que, pelo pouco que assisti, não gostei muito. Achei as atuações muito ruins :( Parece que nem é novela de época. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aléxia! Acho que é uma iniciativa legal com relação a popularização das obras da autora.
      Eu tive um esse estranhamento na primeira semana quanto a diferença entre o período em que a obra original se passa e a adaptação. Mas acabei me acostumando.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Erika, tudo bem?
    Eu queria assistir essa novela, mas infelizmente o horário não me permite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa =/
      a adaptação tá bem divertida. Beijos!

      Excluir
  4. Oi Erika,
    Eu estou acompanhando e achando bem interessante e divertida.
    Acho as irmãs + a Ema muito carismáticas o que já é um ótimo ponto.
    Só estranhei como tudo andou rápido entre o Darcy e a Elisa, queria mais tensãozinha hahaha

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! De fato também achei as coisas meio rápidas quanto a Darcy e Elisa... a tensão entre eles é uma das partes mais legais da história kkk
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Érika!
    Gosto muito de literatura inglesa, e quem melhor para representar essa literatura do que figuras como Austen ou as Brontë, né?!
    Eu tinha a intenção de assistir à essa adaptação, mas como não assisto novelas há muuuuitos anos acabei esquecendo da estreia e decidi acompanhar só os comentários mesmo.
    Mas quem sabe eu ainda me animo. Tá no início, dá tempo ainda! hehe
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelly! Acho super válido dar um chance pra essa adaptação que apesar das muitas modificações funciona bem como entretenimento pra quem gosta desse tipo de história.
      Beijos!

      Excluir

.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil.